sexta-feira, outubro 27, 2006

SACIEDADE DOS POETAS VIVOS DIGITAL- vol. 1


Dia 26 de outubro, foi o lançamento da primeira Antologia Digital de Blocos online, com poetas do Acre ao Sul do país.

Texto tirado do INFORMATIVO EXTRA DE BLOCOS ONLINE:

"SACIEDADE DOS POETAS VIVOS – VOL. 1A Coleção, considerada marco literário pela diferença de seu projeto, e que fez história na década de 90, está de volta, agora digitalizada.
Optamos, nesse momento, pela veiculação através da Internet, pelo acesso que praticamente centuplica em relação à tiragem impressa convencional de 1.000 exemplares, devido ao registro do número de acessos na estatística do portal.

Convidamos apenas 17 poetas, para apresentar ao mundo o que de mais significativo a poesia contemporânea oferece. Poucos autores, sim, para que sua literatura apareça com mais intensidade, realce e brilho. A seleção de autores e de textos desse primeiro volume foi de Leila Míccolis.

É com imensa satisfação que apresentamos a vocês os participantes:

A nderson B raga H orta: famoso poeta, prosador, nome respeitado e já aclamado, inclusive internacionalmente, por suas importantíssimas traduções de grandes poetas, inclusive os da Idade de Ouro da Espanha.

Carlos Arthur Newlands Júnior: autor já da Blocos, desde 1986, diversos prêmios literários, inclusive o da Caixa Econômica Federal, quando travou contato com Leila Míccolis, uma das juradas;

Cathia de Almeida: dois livros publicados, participei de algumas revistas para crianças CD Kids, Alegria (entre outras) e organizo encontros com crianças da rede pública nos quais monto um panorama do que é a poesia e como ela está no nosso dia-a-dia.

Christina M agalhães H errmann, colunista de Blocos, assinando a coluna quinzenal "Orkultural", Cursou Letras (Literatura) na UFRJ, é compositora, poeta, web-design e reside atualmente na Alemanha; é uma de nossas grandes ativistas culturais.

Clodomir Monteiro, professor da Universidade do Acre, editor responsável pelo suplemento Contexto Cultural, há mais de dez anos, encarte do jornal O Rio Branco, com intercâmbio com o Brasil e diversos países das Américas, Europa e África. Pertenceu a vários movimentos poéticos de vanguarda, em especial ao Instauração Práxis, e é o atual Presidente da Academia Acreana de Letras.

Cristina Rios Leme: Artista plástica, poeta, desenvolve seu trabalho em diversas mídias como fotografia, pintura, desenho, gravura, caixa-objeto, imagem digital; está atualmente está na Espanha, mostrando a arte brasileira.

Fabbio Cortez: professor de Língua Portuguesa, escritor, e um dos vencedores do Concurso Nacional de Poesia da APPERJ, 2006, com livro no prelo, prefaciado por Leila Míccolis;

Galdino Moreira Neto: poeta fluminense, participante do grupo poético Em Noites de Calmaria, que gerou um livro de poemas e de gravuras.

Graça Graúna: Poeta potiguar radicada em Recife, ensaísta, Mestre e Doutora em Letras, pela UFPE, professora adjunta na Univ. de Pernambuco (UPE), onde coordena, entre outros, o Núcleo de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (NEC), tendo sido já editada em livro pela Blocos.

Idalina de Carvalho: Cataguases/MG, editora da Revista de Literatura e Arte Pensaminto e Coordenadora Municipal de Cultura de Cataguases na gestão 2001/2004, tendo criado e coordenado o projeto Cultura nos Bairros, que implantou bibliotecas em bairros e na zona rural da cidade.

Jandira Zanchi: curitibana, licenciou-se em Matemática em pela Universidade Federal do Paraná. Tem cursos de pós-graduação em astronomia e educação, é profissional de magistério, e entre as muitas faculdade e colégios em que trabalhou, inclui-se a Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Angola, de 1985 a 1987, como professora cooperante.

Leila Cristina de Carvalho: Maranhense, pedagoga, pós-graduação em Supervisão Escolar. poeta, contista, autora publicada no 2º Catálogo da Produção Poética Impressa nos anos 90, pela Blocos.

Maria Dalva Junqueira Guimarães/Madellon: outra escritora publicada Blocos, mineira de Monte Alegre, licenciada em Pedagogia, autora de literatura infanto-juvenil, poeta, contista, cronista, ensaísta, romancista, dramaturga, diversos prêmios literários e grande ativista cultural em Brasília, onde reside.

Merivaldo Pinheiro: Escritor paranaense, radicado no Rio de Janeiro, poeta, educador, ficcionista, tendo publicado um livro de poesia: "Casa de Barro", em Belém.

Onna Agaia: Mestre e Doutor em Arqueologia, trabalhando no Museu Goeldi, em Belém/Pará e dedicando-se também a pesquisa de campo, é poeta com seis livros individuais, sendo dois através da Blocos, e treze coletâneas (além de suas obras arqueológicas). Também pertence à Malta de Poetas Folhas & Ervas, coletivo de poetas responsável por muitos eventos em Belém.

Solange Firmino assina a coluna quinzenal em Blocos Online "Mito em Contexto", colabora desde a década de 90 com diversas publicações da imprensa literária, é professora do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio e premiada no IV Concurso Nacional de Poesia Intervalo 2005.

Vera Casa Nova: carioca, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, cinco livros de poesia, sendo o mais recente com CD animado, ensaios críticos em diversas publicações nacionais e internacionais, além de manter, atualmente, programa diário na Radio UFMG Educativa chamado Um Toque de Poesia.

Uma plêiade de poetas de primeira grandeza! Para lê-los basta clicar na capa do livro na página de entrada do portal.

E NÃO PERCAM DIA 7 DE NOVEMBRO, ÀS 20 HORAS, O CHAT COM OS PARTICIPANTES DA 1ª ANTOLOGIA DIGITAL DE BLOCOS ONLINE. VENHA CONHECER E CONVERSAR COM ESSES 17 ASTROS DA LITERATURA NACIONAL.


Devemos fazer outra Antologia ainda esse ano – afinal, bons poetas brasileiros é o que não faltam para mostrar ao mundo, provavelmente com o tema Natal ou inaugurando nossa SACIEDADE DOS POETAS VIVOS – ESTADOS (um volume para cada Estado Brasileiro)."

Texto de URHACY FAUSTINO E LEILA MÍCCOLIS

Acesse:

Blocos online

Saciedade dos poetas vivos digital vol. 1

2 comentários:

Anônimo disse...

Solange,
Já te disse e registro aqui. É gratificante dividir contigo o Vol. 1 da Saciedade dos poetas Vivos.

Gosto de te ler em vários momentos.

*************
Sucesso,

Anônimo disse...

Querida Sol,

assim como o Merivaldo, também me sinto honrada em participar do Vol.1 da Saciedade dos Poetas Vivos Digital com você, ele e os outros 15 grandes Poetas. Fiquei surpresa e emocionada em ler sobre "uma de nossas grandes ativistas culturais". Tenho aprendido muito com pessoas que admiro, como você e Leila. Obrigada por tudo, querida amiga, e que você tenha cada vez mais o reconhecimento que merece.

Beijos,
Chris