quarta-feira, outubro 04, 2006

Deuses gregos perto de nós


Deuses e mitos auxiliavam na compreensão da natureza e do homem na Antigüidade Clássica. Após a mitologia veio a Filosofia, que trouxe o pensamento racional para explicar os mistérios do mundo.

Milênios depois de Sócrates, Platão e Aristóteles, ainda discutimos seus pensamentos. A mitologia grega está mais distante ainda, mas continua sendo alvo de leitura, estudos e representações artísticas. Falar da Grécia Antiga hoje é lembrar dos deuses e suas lendas de elementos fabulosos.

Os gregos construíram templos, esculturas e histórias que se tornaram inesquecíveis. Elementos como filosofia, arquitetura, teatro, mitologia, entre outros, influenciaram a arte e o pensamento de quase todo o mundo. Tudo o que conhecemos como arte no mundo ocidental tem uma pitada do mundo grego. A Grécia influenciou diretamente não só a arte romana, mas vários períodos na história da arte, criando valores estéticos que seguimos até hoje.

(...)

Muitos monumentos sobrevivem ainda graças ao uso dos materiais utilizados. E graças à importância que deram às obras no decorrer da história. Durante muito tempo, os museus colecionaram a arte antiga adquirida em escavações de arqueólogos. E durante anos, também, os objetos chegavam de todos os lugares como souvenir, saques, concessões ou doações de mecenas feitas a países como França, Alemanha e Inglaterra.

No século XIX, Lord Elgin removeu esculturas do Parthenon e levou para a Inglaterra. Ainda estão espalhados pelos museus do mundo numerosos trabalhos como estátuas, vasos, jóias, moedas, estátuas, painéis, etc. Atualmente a Grécia está empenhada na restauração e reconstrução de seu tesouro arqueológico e luta pelo retorno dessas peças.

(...)

Solange Firmino



*** Leia o texto integral e um poema sobre o tema na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sol, adoro todos os textos e poemas que você faz e nos presenteia. Este não poderia ser diferente. Amei!

Um beijão, querida. :-)

Anônimo disse...

Nossos primórdios culturais, tal como nossa infância humana, nos legaram bases fantásticas. A possibilidade de ver essas representações nos acalenta, reanima, aflora significados. Essa exposição ainda não vi, um grande pecado, o qual pretendo me redimir.