sexta-feira, dezembro 02, 2005

Mensagens Oníricas

Figura: Salvador Dalí
Desde os tempos mais remotos, o homem utiliza seus sonhos para obter conselhos, resolver problemas e curar suas enfermidades. Antigas gravações sobre tábuas de pedra revelam que os Gregos, do século VI a.C. ao século V d.C., realizavam nos santuários de Esculápio - deus da saúde, curas miraculosas através dos sonhos.

Mas eles não foram os únicos. Hebreus, Egípcios, Hindus, Chineses, Japoneses e Muçulmanos também praticaram a cura através dos sonhos. Até mesmo Hipócrates - pai da medicina moderna, escreveu um “Tratado dos Sonhos”, onde indica a utilização terapêutica de certos símbolos oníricos.
Os psicólogos modernos vêem os sonhos com uma linguagem do inconsciente, portanto, uma realidade psicológica.

Queiramos ou não, os sonhos nos afetam. Tratam de uma realidade com a qual temos de conviver e, por isso, temos de entendê-la, ainda que basicamente, para que possamos integrá-la de forma positiva às nossas vidas.
Todos temos em nosso interior uma série de sonhos artísticos, familiares, econômicos, sociais, políticos, etc.
Todos estamos em contato com esse mundo interior onde vivem os Arquétipos, onde estão os sonhos.

(...)

Leia o texto completo em Blocos online:

Mensagens Oníricas


3 comentários:

Anônimo disse...

Bárbaro!
Pura sincronicidade. Quando me afasto de Fênix por motivos outros, ele me atinge com seu vôo e desestabiliza o meu corpo imóvel sobre a pedra.
Martim-pescador

Anônimo disse...

Oi! Sô (nossa que intimidade, não!)
adorei o seu blog. É minha primeira visita, e com toda a certeza e convicção, indexei-o nos meus favoritos. Parabéns. E se acaso almejar. Visita-me!
Beijos. Canaglia.
http://entre-avessos.zip.net/

Anônimo disse...

Por que nao:)