quarta-feira, janeiro 20, 2010

Midas, rei da Frígia


Anos atrás, arqueólogos da Universidade da Pensilvânia encontraram na Turquia o túmulo de um rei com muitos objetos, pratos e restos de alimentos que pareciam fazer parte de um banquete fúnebre. O túmulo foi atribuído ao rei Midas, o mais conhecido governante que teria vivido da Frígia, como era denominada a região da Turquia na Antiguidade. Tempos depois, arqueólogos da Universidade de Cornell realizaram testes e dataram esses objetos.

O lendário rei Midas consta em vários mitos, alguns deles envolvendo os deuses do Olimpo. Um deles conta que Sileno, que fazia parte do cortejo de Dioniso, deus do vinho, exagerou na bebida e se perdeu dos companheiros. O sátiro adormeceu em um jardim e foi encontrado por camponeses que o levaram ao rei Midas. Depois de saber que ele era amigo de Dioniso, Midas o acolheu e tratou muito bem.


(...)

Solange Firmino

Leia o texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

Imagem: Midas e Dioniso, de Nicolas Poussin.

Um comentário:

Rafa Cruz disse...

Parabéns pelo blog, pelos poucos textos que li já considero o seu trabalho excepcional. Acho bastante interessante o estudo da mitologia, em especial aprecio a nórdica, mas também leio sobre a greco-romana, tanto que recentemente adquiri o Livro de Ouro da Mitologia do Thomas Bulfinch e leio em uma velocidade frenética. Porém é claro que não teria todas as histórias da mitologia nele, além do quê, a sua abordagem contextualizada é muito mais interessante (ao menos eu considero); com um bom estudo se consegue retirar o que há de essencial nas histórias. Sempre que tiver tempo vou ler alguns dos seus textos antigos.
Abraço.