segunda-feira, junho 20, 2011

O Javali de Cálidon


Ártemis era uma deusa indomável e punia severamente os atentados contra sua imagem. A deusa puniu a negligência de Eneu de Cálidon de forma terrível. Segundo contam, após a boa colheita do ano, Eneu ofereceu sacrifícios a todos os deuses, mas esqueceu de Ártemis. A deusa se sentiu ultrajada e enviou para a região um javali ferocíssimo, que devastou todo o reino.

Com o intuito de acabar com o animal, Meléagro, o jovem filho de Eneu, convocou os melhores caçadores da região da Etólia, onde ficava Cálidon, e eles logo conseguiram matar o monstro. Ártemis provocou os caçadores etólios e os curetes para que disputassem a posse da cabeça e da pele do javali. Os antigos acreditavam que o couro de determinados animais possuía poder de proteção. Hércules, após matar o Leão de Nemeia, esfolou e retirou a pele do animal, que passou a ser sua marca registrada nos ombros. Com a cabeça do monstro fez uma espécie de capacete. A posse dos artefatos do animal abatido e dotado de mana simbolizavam o espírito vitorioso do herói. 


Solange Firmino


Leia o texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

Imagem: relevo de sarcófago com imagens da caça ao Javali de Cálidon.

3 comentários:

Giovani Iemini disse...

então vc escrevia no ezine entrepalavras?
legal.
pena que o projeto miou tão cedo.

Rafael Medeiros disse...

Eis que escontro mais um Lótus erguido em meio ao lodaçal internético. Nossa, foi romantrágico..., já sou assíduo!

Salut!

Anônimo disse...

Olá Solange, gostei da sua postagem e também gostei muito do blog mas não estou postando aqui somente para isso, não tem nada a ver com esse post mas eu queria lhe fazer uma pergunta: O poema O Fardo de Atlas é criação sua? agradeço a sua resposta