quinta-feira, outubro 08, 2009

Aventuras e desventuras de Teseu


Teseu era filho de Egeu, rei de Atenas, e antes de se tornar um grande rei viveu muitas aventuras. A mais famosa foi aquela em que matou o Minotauro e escapou do Labirinto onde o monstro habitava. Minos recebeu de Poseidon um magnífico touro e o guardou, em vez de sacrificá-lo. Enfurecido, Poseidon pediu à Afrodite que inspirasse na esposa do rei uma paixão pelo touro. Pasífae pediu ao arquiteto Dédalo que fizesse uma vaca oca de madeira para que ela entrasse e consumasse seu desejo. Dessa união nasceu o Minotauro, com cabeça de touro e corpo de homem. Minos encarregou Dédalo da construção do Labirinto onde foi colocado o monstro.

O Minotauro se alimentava de carne humana, enviada por Atenas como pagamento de um tributo, pois anos atrás Minos vencera uma guerra contra a cidade. A cota era sete rapazes e sete moças. O tributo somente cessaria quando o Minotauro morresse. Decidido a livrar Atenas desse fardo, Teseu resolveu ir a Creta como um dos jovens destinados ao sacrifício. Egeu combinou com o filho que, se ele voltasse são e salvo, deveria trocar a vela negra do navio por uma branca; dessa forma, quando avistasse a embarcação, saberia que o filho estava vivo.

(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


Imagem: Teseu eo o Minotauro, mosaico romano.

3 comentários:

Thereza disse...

Olá Solange,
Que bom te encontrar!!!!!!Sou a Tetê da Nova Acrópole.
Estou querendo muito falar com vc,
entre em contato pelo meu email, tetecal@ig.com.br.
Como estão vc e Gabriel?
Aguardo seu contato.....
Muitos beijinhos,
Tetê

Sulla Mino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sulla Mino disse...

Oi Sol, adoro vir aqui, é um aprendizado extraordinário, obrigada pelos ensinamentos das belas passagens da história mitológica.
Você é um presente dos "Deuses" pra nós..
Bjks,