quarta-feira, setembro 23, 2009

O purificador Apolo


Escavações no local do Oráculo de Delfos mostraram que, à época micênica, séculos XIV-XI, o lugar era um vilarejo pobre, e seus habitantes veneravam uma deusa que lá possuía um Oráculo da deusa Geia, considerada a mãe-Terra. O guardião do Oráculo era, a princípio, um dragão fêmea com o nome de Delfine. A partir do século VIII a.C., o vigilante foi designado como Píton, uma gigantesca serpente. Seja qual for, o guardião simbolizava a soberania primordial das potências telúricas que protegia o Oráculo de Geia. Esse guardião foi morto por Apolo, um deus patrilinear.

Desde o século VIII a.C., Apolo se tornou mestre do canto, da música, da poesia e das Musas, mas primeiramente foi considerado um deus purificador da alma, pois a liberava de seus atos desonrosos. Ele se tornou mestre das expiações relativas ao homicídio, porque ele mesmo se submeteu a uma catarse após matar Píton, permanecendo um ano no vale de Tempe. Para se livrar da impureza do ato, era preciso que a culpa fosse expiada com ritos catárticos, evitando assim contaminação do génos, pois qualquer falta cometida por um membro da família, contaminava a família inteira. As histórias das maldições hereditárias da Grécia Antiga foram temas de vários mitos e tragédias, como a trilogia de Ésquilo.

(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.



Imagem: Apolo Belvedere, de Leocarés. 300 a.C.

3 comentários:

sotturno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sotturno disse...

Oi, tudo bem? adoro visitar seu blog. espero poder conversar contigo algum dia.
um grande beijo,
Emerson Facão.

Dayse Malagole disse...

Olá Solange, Muito bom seu blog!! Gosto muito de mitologia. Li há muitos anos um livro antigo, e lembro que tinha uma pintura de Da Vince, "Leda e o Cisne". Como me impressionou a imagem dos bebês saindo dos ovos...
Só um "fenômeno" acontece comigo, esqueço logo as histórias que leio, confundo os nomes...Aff!! Minha memória não me ajuda muito!!Mas toda vez que leio ou ouço uma história, me delício!!
Bjssssss