terça-feira, fevereiro 20, 2007

O fardo de Atlas


Muitas vezes nos sentimos cansados, como se carregássemos o mundo nas costas, tanto é o peso de algumas dificuldades pelas quais passamos. Mas é só uma sensação, pois o globo terrestre é bem pesado para a nossa frágil coluna. Na mitologia, esse peso foi suportado pelo gigante Atlas, que recebeu a penosa tarefa de Zeus, Senhor do Olimpo.

Zeus escapou de ser devorado pelo pai Crono graças à sua mãe, e cresceu na ilha de Creta. Quando adulto, destronou o pai e travou várias lutas pelo poder, como a titanomaquia, em que Atlas comandou os titãs contra Zeus. Após vencer a luta, Zeus castigou os inimigos e os lançou no Tártaro, a região mais profunda do Hades. O castigo de Atlas foi sustentar a abóbada celeste, por isso sua representação era com o globo terrestre nos ombros.

(...)

Fardo de Atlas

Envergo,
mas não desisto.
Carrego nas costas
o peso do mundo.
Deitam em meu ombro
as mágoas dos homens.
Escorregam pelo corpo
lágrimas
que não são só minhas.
Junta-se ao meu cansaço
o cansaço de muitos.

Solange Firmino


* Leia o texto integral na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


*Imagem: Atlas farnese - cópia romana do original grego do Período Helenístico.

sábado, fevereiro 10, 2007

Quinze minutos de fama


A primeira edição da coluna Orkultural, em Blocos online, aconteceu em setembro de 2005, idealizada pela poeta e webdesigner Christina M. Herrman, uma carioca que vive na na Alemanha. Chris, como é chamada pelos amigos, já estava há vários meses no Orkut com suas comunidades, como “Café Filosófico das Quatro” e “Sociedade dos Pássaros-Poetas”. Na época, eu cheguei a auxiliar por um tempo nesse prazeroso e penoso trabalho de gerenciar tais comunidades, sempre em crescimento.

Em parceria com Blocos Online, Chris criou a “Orkultural”, como ela disse no primeiro texto, que pretendia “trazer aos internautas indicações e novidades das comunidades no orkut, comentários e links para orientá-los nesse novo e crescente universo virtual.”

A comunidade Orkultural concentra as informações de várias comunidades e eventos dentro e fora do Orkut. Os membros comentam e debatem sobre diferentes temas e divulgam informações. Quinzenalmente Chris organiza o que há de melhor e mais importante na coluna que vai para o portal Blocos online.

Não é exagero falar em Universo quando falamos de internet. A cada dia são criados milhares de blogs, cadastros, perfis e fichas virtuais.

Depois de mais de um ano de trabalho, fechamos o ano de 2006 com chave de ouro e Chris divulgou os agradecimentos ao “AcessaSP do Portal do Estado do Governo de São Paulo pela notícia veiculada que aponta a comunidade Orkultural entre as mais construtivas do Orkut.”

Parabenizo Leila e Chris pelo destaque da comunidade Orkultural, também uma coluna em Blocos online, como uma das "comunidades construtivas" e interessantes no Orkut.

Solange Firmino


Visite a página do Café Filosófico das 4 e lá encontrará os links das comunidades citadas acima.


segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Sob o céu de Urano

Quem nunca olhou “pálido de espanto” para o céu estrelado, como nos versos de Olavo Bilac?
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo/ Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,/ Que, para ouvi-las, muita vez desperto/ E abro as janelas, pálido de espanto.../ / E conversamos toda a noite, enquanto/ A Via Láctea como um pálio aberto,/ Cintila.(...)
O homem sempre quis saber por qual motivo vive na Terra. E procurou entender o que os astros fazem acima de nós. Antes de saber escrever, já lia o céu e constatava os fenômenos naturais. Percebeu os movimentos das estrelas, as fases da lua, eclipses, trovões e outros elementos que fizeram com que ele colocasse no céu deuses e fenômenos sobrenaturais.
Nas lições da mitologia grega, o Céu é Urano, o deus primordial que representava o espaço. A Terra, ou Gaia, surgiu do Caos e criou Urano para preencher o espaço vazio sobre ela. Bem mais tarde, quando deixou os mitos de lado, o homem apontou a luneta para o céu e o viu com os olhos da ciência.
(...)
Solange Firmino
Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.