segunda-feira, novembro 19, 2007

Dilúvio universal


Entre os mitos criados pelos gregos, há os que falam sobre as cinco idades que a humanidade viveu: Ouro, Prata, Bronze, Heróis e Ferro. Na Idade do Ouro os homens viviam bem, os deuses eram amigos dos homens, não havia crime ou guerra. O tempo não importava. Na Idade de Prata os homens se encheram de orgulho e Zeus começou sua punição. A juventude eterna terminou e a morte chegou.

Os conquistadores helênicos e os reis guerreiros viveram na Idade do Bronze, quando a guerra era o ofício. A Idade dos Heróis teve muitas aventuras e guerras e logo acabou. A Grécia do século XII viveu na Idade do Ferro, quando já conheciam armas de ferro e os dóricos dominavam. Na Idade do Ferro nasceram Deucalião e Pirra, que moravam perto do Monte Parnaso, temiam aos deuses e eram trabalhadores. Mas nem todos os humanos eram assim, havia crimes e lutas pelo poder.

Zeus não estava satisfeito e mandou o dilúvio para punir a humanidade. Prometeu avisou a Deucalião e o ensinou a fazer uma arca de madeira para salvar sua esposa e levar mantimentos. Deucalião conseguiu chegar ao topo do Parnaso, único lugar seco após dias da chuva que limpou e fecundou novamente a terra.

(...)

Solange Firmino

Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

Imagem: Deucalião e Pirra, de Oraza Fontana, século XVI.



3 comentários:

Rose disse...

Sol, mais um texto fantástico aonde a mitologia e a realidade se fundem.
Adorei!

Beijo grande pra ti.

merivaldo disse...

Sol, Solange, te mandei um e-mail. Recebeste-o? Se não, por favor, informe a mim pelo e-mail: merivaldopinheiro@yahoo.com.br

Grato,

Vera disse...

Não sabia de tantas versões do dilúvio... Seu texto sempre abrindo caminhos para o conhecimento e inspiração. Bjs
Vera