terça-feira, março 20, 2007

Um deus da mitologia no teatro


Os deuses cultuados na Grécia antiga tinham vontades e personalidades como as humanas, e muitas das suas características eram ligadas aos elementos da natureza. Um deus especial era Dioniso, cultuado como deus do vinho, da fertilidade e do Teatro.

Não sabemos muito sobre a origem do teatro, mas muito do que já se especulou sobre o assunto levou a acreditar que os elementos que fazem parte da sua história começaram a aparecer nos festivais em honra ao deus Dioniso.

Os antigos gregos faziam em homenagem a Dioniso algo parecido com as procissões que relembram a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Rituais e festas eram realizados contando a história de dor e alegria de Dioniso, como o nascimento conturbado, a destruição pelos titãs e o renascimento.

O culto a Dioniso estava relacionado aos ciclos da natureza e realizado na época da colheita da uva, para agradecer a abundância da vegetação. Abundantes também eram nessas festas o vinho, o canto e a dança. Faziam parte das homenagens frenéticas ao deus os participantes vestidos e mascarados de bode, ninfas e sátiros, relembrando quando Dioniso menino corria pelos bosques acompanhado das ninfas, arrastando seres fabulosos como sátiros, centauros e mênades, entre outros.

(...)

Solange Firmino

Texto integral na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


* Fotografia: ruínas do Teatro de Dioniso em Atenas, tirada por mim.


6 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Oi Solange!

Saudade de voc. Ando na correria, com mil compromissos, mas não esqueço de você, por isso passando pra deixar um abraço!

Rose disse...

Sol, texto impecável e mais uma excelente aula pra mim.

Obrigada querida!

Beijos mil..

Mauricio disse...

ola solange. meu nome e mauricio. nasci em na argentina. algúm defeito a gente tem que teer... de repente estou fazendo pesquisa sobre labirintos e cheguei a um poema teu, muito legal. trabalho com labirintos. gostaria ficar ligado com vc. sou escritor e jornalista. moro em no brasil e daqui a pouco estou indou para o Rio. meu endereço e maurice.textual@gmail.com
beijos e muita sorte pra vc!!!

Anônimo disse...

Bela foto e inspiração para buscar tanto conhecimento. Como disse a Rose (acima) seu texto é sempre uma grande aula. Beijão

Anônimo disse...

Sol,
não te conhecia, parei aqui por um lindo acidente internético. Te incluí no meu mundinho.
Um beijo

O Amor disse...

Boa noite, Sol! Há quanto tempo não te leio. Estou adorando, como sempre. Excelente texto. Aliás, não apenas esse. O blog todo é de muito bom gosto e os textos são ótimos. Por enquanto li somente os últimos posts, como faço sempre na primeira vez que visito um blog. Excelentes mesmo! Depois voltarei para ler mais. Estou dando um ‘passeio geral’ pelos blogs relacionados à literatura, principalmente poesia e prosa. Gostei muito do seu blog. Vou adicioná-lo ao meu blog, bem como favoritá-lo no ‘blogblogs’, para que possa visitá-lo mais vezes. Quando puder, visite também meu blog, no endereço: [ http://poemasdeandreluis.blogspot.com ]. Sinta-se à vontade... a casa é sua,... e, gostando,... por favor, também adicione meu blog e, se for o caso, ao seu ‘blogblogs’, ‘techinorati’ etc. Vamos tentar ampliar a rede de intercâmbio artístico-cultural, influenciando-nos e aprendendo mutuamente. Grande abraço!