sábado, setembro 09, 2006

Orkut é Cultura

Uma pergunta que faz parte da conversa entre pessoas que acabam de se conhecer e até das que já se conhecem é "Você tem Orkut?". Eu não tenho mais Orkut, o que é motivo de decepção para muitas pessoas, principalmente meus alunos "xeretas".

Não tenho porque já sei o que é, participei como dona de comunidades, amiga e inimiga, anônima e e eu mesma. Tive na minha lista de amigos pessoas com quem nunca disse oi e pessoas que ainda são amigas. Gostei e desgostei, não serve mais para o meu dia-a-dia, nem meus objetivos, mas mantenho um vínculo com a coluna Orkultural desde o início.

Orkultural foi a palavra que Chris Herrmann, a idealizadora da comunidade no Orkut e da coluna em Blocos online, criou. Para muitos, é uma afronta unir Orkut e Cultura na mesma palavra. Se cultura é tudo que nos cerca, por que não? Se o Orkut nos cerca tanto, por que não?

É difícil definir cultura, acho mais aceitável quando dizem que toda produção humana faz parte da cultura e todo ser humano tem cultura, embora digam que há pessoas que não têm e inventam níveis de cultura, como cultura superior ou inferior, pseudocultura, lixo cultural e outros adjetivos que fazem com que nos tratemos de forma diferente. Excluímos o outro e o colocamos na denominação de lixo, enquanto alguns privilegiados ficam com a denominação de elite cultural.

Uma das denominações da cultura é estar na maneira de pensar, sentir e agir da humanidade. Quando há interação e construção de símbolos, padrões de comportamento e outros valores que consolidam as ações de um grupo, ele não poderia estar inserido no que se chama de cultura? E se esse grupo influencia outros, não é mais uma característica cultural? Não dá mais pra negar que o Orkut faz parte da cultura digital e que ele influencia o comportamento dos usuários, dentro e fora da internet.

Os espaços de convivência social são benéficos para a cultura. O Orkut está inserido no nosso espaço simbólico, social e cultural. As relações estabelecidas nos grupos vão formando nossa identidade cultural no mundo on-line. Muito já se discutiu sobre traição, figuras anônimas, racismo e tantos elementos que fazem parte desse mundo, como comunidades impróprias, como se fora da tela não estivessem as mesmas pessoas que participam delas. Então, que se aproveite esse espaço para discutir, investigar e acabar com esses problemas.

O que é relevante para uns, pode ser "lixo" para outros, assim definimos nosso modelo de cultura, nos aproximando pelas preferências, nos excluindo pelas preferências. Seria bom que respeitássemos as diferenças e, pré-conceitos à parte, o Orkut está sendo responsável por grande parte da discussão sobre lixo cultural. Para nós, Orkut e cultura podem andar juntos sim, e viva a Orkultural!

Solange Firmino


EDIÇÃO ESPECIAL – PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA ORKULTURAL

Blocos online


*Imagem criada por Chris Herrmann

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de mais essa crônica sua, Sol, ainda mais porque fala de um trabalho que você viu nascer, acompanhou e tanto tem colaborado. Você faz parte desse projeto, amiga, e lhe sou muito grata por isso.

Grande beijo,

Chris

Adila disse...

nuss.. muito xik .. vou colocar partes do teu texto no blog... nuss arrasou... num aguentava mais o povo dizenduu o orkut soh eh atraso da vida... claro concordo.. mais eh um modo em q posso conhecer pessoas novas e estar em contato com parentes que naum vejo a tempos...
arrasou querida...
abraços