quarta-feira, outubro 11, 2023

Dia da Criança 2023

 

Eu ganhei um troféu Mário Quintana por esse poema. O tema era "O idoso

e a arte de envelhecer". Sei que é dia da criança. Mas minha infância

está cada vez mais longe e a velhice aguarda logo ali na esquina. E

vou feliz, porque estou viva. Se estou aqui, agradeço a Deus e aos

médicos. Envelhecer não é para qualquer um.


Feliz dia da criança!



* INEXORÁVEL *


Na véspera de minha morte,

naufraguei nas abissais ondas do Letes.

Subornei oráculos para saber meu fim,

mas os vates discretos resistiram,

assediaram-me com seu séquito de sacerdotisas sensuais.

Eles sabiam da minha fadiga e trouxeram asas

como as de Ícaro.

Foi assim que caí feliz no abismo.

Até gostei do espaço entre o chão e a queda…


Com o tempo, o espelho me envelheceu.

Nele me vi,

e vi inteiros os versos atirados

nos lagos mansos dos olhos,

isentos de eternidade,

mas cheios de memórias e descaminhos.


Abri os lábios e saíram palavras indecifráveis

em busca de abraços e gestos sem punhaladas.

Como dizer-me que os espelhos também deformam?

Eles não refletiram quem eu sou,

Só vi o rosto antigo de criança-adulta,

esculpido no reflexo.

Nunca foi a parte inteira e etérea do infinito materializado.


Eu e meu nome somos mais que álbuns, recortes, paisagens,

pedaços de percursos, calendários,

gestos e cores nas fotografias

e nos passos idos.


Faço uma reza.

Envelhecer é simples,

mas ainda tenho uma canção de ninar

nessa tarde de abril, de quentura insuportável.


Ignoro a morte que se esquiva

exilada nas sombras,

extenuada das lonjuras da idade.

Ela tem uma sede envelhecida.


Solange Firmino




5 comentários:

Graça Pires disse...

O poema é muito belo, mas realço o final que me tocou sobremaneira:
Ignoro a morte que se esquiva
exilada nas sombras,
extenuada das lonjuras da idade.
Ela tem uma sede envelhecida."
Magnífico!
Tudo de bom, minha querida Solange.
Uma boa semana.
Um beijo.

A.S. disse...

Muy belo o teu poema Solange!
As palavras tocam a profundidade da alma.
Ler-te é sempre um doce fascínio!

Um abraço!

Dolce Vita disse...

Great blog!!! I always come to you with great interest )) Follow you https://vitadolcissimaa.blogspot.com/

A.S. disse...

PARABÉNS!... Muito belo o teu Poema!
Gostei muito. Está muito bem construído.

Um beijinho e uma boa semana!

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida Solange, um dos poemas mais lindos e verdadeiros
que li. Sim "Ela está já nos espreitando" embora não ligue muito para 'Ela'.
Aquela ilusão de infinito ficou na criança.
Sem dúvida poema muito forte, verdadeiro, mas muito lindo por deixar transparecer a única
certeza que temos. E tão bem escrito!!!
Aplaudo daqui!!
Um beijinho, querida, saúde e paz por agora...