sexta-feira, outubro 15, 2021

Dia do professor

 


Eu quis ser professora desde antes de aprender a escrever. E me aposentei ainda escrevendo com giz, em 2012. Sofria muito com sinusite.

Antes dos 15 anos, meu pai fez um banco no quintal, onde eu brincava de dar aulas. Aos 15 anos, entrei para o Magistério.

Aos 17 anos, assisti ao filme 'Sociedade dos Poetas Mortos', o que me deu muita vontade de fazer Literatura. Quando terminei o magistério, fiz vestibular para a UERJ e passei!

Esse ano completou 30 anos que ingressei na UERJ e conheci os melhores professores da minha vida.

Sem esquecer a professora Nailda, do antigo ginásio, que me fez gostar de História, a ponto de quase querer ter feito vestibular.

Não quero desejar um feliz dia do professor. Eu estou há mais de 8 anos sem aumento. Desejo que um dia tenhamos uma profissão decente, com salário digno e boas condições de trabalho!🍀

8 comentários:

A.S. disse...

Olá Solange!
É muito digna a profissão de Professora,
simplesmente acho que não é só no Brasil que é mal remunerada.
Te digo apenas que "Nada nos é dado, tudo terá que ser conquistado!

Um bom fim de semana. Abraço!

CÉU disse...

Olá, querida Solange!

Parabéns pelo seu sucesso. Fico feliz por você.
Infelizmente, em quase todo o mundo, os professores ganham mal, mas com a pandemia as coisas pioraram. Também aqui em Portugal, os professores tiveram muitos anos sem serem aumentados, mas o dia chegou, mesmo que o aumento fosse pouco, foi relativamente satisfatório.
Ser professor ou professora sempre foi uma profissão decente, embora nem sempre lhe deem a devida atenção. Somos formadores (as) de futuros cidadãos. Tem fé e esperança, querida!

Beijos e bom domingo.

J.P. Alexander disse...

Geliz dia del maestro atrasado. Te mando un beso

Eliana disse...

Ei Sol,

Entendo suas angústias em relação à data.

Com certeza no atual cenário que nos encontramos, de desvalorização, congelamento de salários, entre outras tantas questões, não dá muito alegria querer celebrar esse dia.

Me pergunto se algum dia essa nossa profissão será valorizada nesse país.

Tantos dizem que a profissão de professor é essencial, mas no dia-a-dia o que vemos foge da essencialidade.

Deixo aqui o meu abraço fraterno e desejo de um futuro mais agradável.

Graça Pires disse...

Boas lembranças estas que nos trazes.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

solfirmino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CÉU disse...

Olá, Solange!

Tudo bem com você? Agradeço tua visita e comentário lá no blog.
Retificando no meu comentário acima: (...) os professores ESTIVERAM muitos anos(...). Verbo estar e não ter.

Beijos e um dia mega feliz.

José Carlos Sant Anna disse...

Nem é preciso dizer nada, mas não seria exagero botar luto na lapela para, quem sabe, os governantes tomassem consciência de quanto é mal tratada a educação no país.
Um beijo, Solange!