sábado, setembro 11, 2021

Alguns haicais e mínimos poemas 🎏🧘‍♀️🏮

 

Na sua tradição, o haicai se relaciona com as estações do ano. Mesmo que às vezes não sejam tão nítidas na natureza, há que se buscar palavras que indiquem as estações, pois cada uma tem suas características bem específicas. Por exemplo, o outono é a estação dos ventos e das folhas que caem. A vida que se renova.

No inverno acontecem as chuvas fortes e o frio. A vida se retrai. Na primavera, as cores são ressaltadas. E no verão, o brilho do sol exalta a criação. É a vida na sua plenitude.

Além das quatro estações do ano, cada estação, na tradição do haicai, é dividida em sete
categorias: época, clima, geografia, fauna, flora, celebrações e vivências. O certo é que sempre estamos vivendo em uma estação.

Este livro representa uma pequena amostra de haicais para cada estação. Que esses “mínimos versos das estações” agradem aos leitores de todas as idades.

☆ Fragmento da introdução do livro, por mim.

Autora: Solange Firmino de Souza

ISBN: 978-85-99870-83-9
Formato: 14,4X19,5cm
92 páginas
Editora: Fundação Cultural do Estado do Pará

Ano: 2016, prêmio em primeiro lugar daquele ano.

* Visitem a  Udumbara Livraria, tem produtos e livros maravilhosos de história, psicologia, filosofia budista, yoga, meditação e poesia haicai.

7 comentários:

J.P. Alexander disse...

Muy interesante, suerte con el libro. Te mando un beso

Eliana disse...

Oi Solange,

Que interessante! Não conhecia nada sobre os haicais e sua postagem foi bastante esclarecedora.

Em minha trajetória de leitura eu li poucos poemas e poesias. Depois conheci Manoel de Barros e comprei um livro dele num sebo. Me apaixonei pela escrita dele, tem uma singularidade encantadora.

Recentemente é que retornei a blogar, depois de anos distante desse universo e agora comecei a ler alguns blogs de poesias. Tenho gostado muito do que encontro pelas minhas andanças virtuais.

Um abraço!

J.P. Alexander disse...

Gracias por esta entrada tan completa. Te mando un beso

Graça Pires disse...

Tenho sorte. Ofereceste-me este livro excelente. Bem hajas minha Amiga. Que estejas bem e a cuidar-te.
Uma boa semana.
Um beijo.

A.S. disse...

Olá Solange!
Te felicito pelo Prémio. Parabéns!
Tenho certeza que é bem interessante esse livro.

Uma boa semana para ti.
Abraço!

José Carlos Sant Anna disse...

Curiosamente, o meu comentário na postagem anterior saiu assinado por anônimo.
Gostei da breve lição.
Um abraço, Sol.

José Carlos Sant Anna disse...

Curiosamente, o meu comentário na postagem anterior saiu assinado por anônimo.
Gostei da breve lição.
Um abraço, Sol.