sexta-feira, julho 03, 2020

Estátua

 No Museo Soumaya, Cidade do México.

(Para "O Pensador", de Auguste Rodin)

Penso em como não fugi
com os pés medrosos
eu tenho medo desse silêncio
em torno de mim
acabei virando
esse corpo imenso
espalhado pelo mundo
e eu nem sábio sou
só quero uma casa
onde possa me acasalar
mas meu corpo é duro
receiam me tocar
aguardarei uma eternidade
nesse castigo
pois nem sangro
encolhido
frio
nu

Solange Firmino



O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. 

A primeira escultura de "O Pensador" foi terminada em 1902. A original está em Paris, no Museu Rodin.

Mais de vinte cópias da escultura estão em museus em volta do mundo. Algumas das cópias são versões ampliadas da obra original, assim como as esculturas de diferentes proporções.  

Aqui no Brasil, no Instituto Ricardo Brennand na cidade de Recife, há uma versão ampliada da obra.

Um comentário:

Graça Pires disse...

Rodin, um escultor que adoro.
O medo do silêncio. O desejo de uma casa. A eternidade da postura de um corpo... Que bem retrataste em palavras o "pensamento" de Rodin.
Desejo que estejas bem.
Um beijo, minha querida Amiga Solange.