quinta-feira, junho 04, 2020

A solidão é como o vento - Graça Pires

Livro da Graça na minha janela
O livro da Graça Pires chegou num dia nublado e meio chuvoso. Nesse pedaço do meu confinamento, às vezes dá para ver o céu azul:
Vista minha janela
Moro no segundo andar, mas a vista que tenho é dos fundos da parede do Palacete Cornélio, erguido em 1862, e que foi muito maltratado no decorrer das décadas. Está cedido atualmente para uma faculdade de medicina que o deixou em estado de abandono.

Interior Palacete Cornélio, anos atrás
Palacete, anos 50
O meu prédio, de 1934, é aquele duplo ali atrás, o Palacete é esse da frente. Ao lado, que não aparece na foto, fica o Palacete São Joaquim, onde o Papa Francisco fez a Oração do Ângelus na sacada, há poucos anos. Da minha janela até hoje avisto aquela palmeira...
No edifício em frente, do outro lado da rua, morou o escritor brasileiro Mario de Andrade. Nesse bairro onde moro e nessas ruas têm muita história.

Mas vamos voltar ao livro da minha amiga Graça. Gostei de todos, como sempre, mas meu carinho especial vai para o poema abaixo, que tanto achei que combina com a vista da minha janela.


Habitava aquele sítio por engano.
Não era ali o lugar que procurara para viver.
O que o fascinava era o deserto:
a boca viciada pela sede,
o vento ardido no olhar,
a seiva dos cactos infiltrados nas veias.
E, à distância da mão, a linha curva
do poente a incendiar-se de estrelas.
Em momentos da mais magoada solidão,
saem de seus olhos tempestades de areia.
Como se fosse um pranto.
 


Graça Pires


(Em: A solidão é como o vento)


2 comentários:

Marco disse...

É uma pena que, em o Brasil, trabalhos como estes não sejam valorizados, em o Brasil se tem visualização na faca da violência ou no clickbait fake da intolerância.

Graça Pires disse...

Bom dia minha querida Amiga Solange. Que bom teres gostado do livro. Achei curioso o poema que escolheste como se fosse teu, como se combinasse com a vista da tua janela. Gostei de ver as fotografias e de saber que moras num lugar com História…
Obrigada por divulgares aqui o livro desta forma carinhosa.
Continua a proteger-te, minha Amiga.
Um grande beijo.