sábado, setembro 21, 2019

Dia da Árvore

Foto por mim, em frente à casa da minha avó. 
Hoje, 21 de setembro, é dia da árvore!



FRUTO

A bondade da mangueira
não é o fruto.

É a sombra.

A térrea,
quotidiana,
abnegada sombra:
no inverso do suor colhida,
no avesso da mão guardada.

Há a estação dos frutos.
Ninguém celebra a estação das sombras.

Assim, o amor e a paixão:
um, fruto; outro, sombra.

A suave e cruel mordedura
do fruto em tua boca:
mais do que entrar em ti
eu quero ser tu.

O que em mim espanta:
não a obra do tempo
mas a viagem do Sol na seiva da árvore 
A arte da mangueira
é a veste de sombra
embrulhando o seu ventre solar.

Para o homem
vale a polpa.

Para a terra
só a semente conta. 


- Mia Couto, em "Tradutor de chuvas".

Um comentário:

Graça Pires disse...

Foi bom ler aqui o Mia Couto, autor que muito admiro.
Um grande beijo, minha Amiga Solange.