domingo, julho 05, 2009

No princípio era o Caos



“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo.” (Gênesis - Bíblia Cristã)

O Caos não é um conceito exclusivo da mitologia grega. Do Fiat Lux bíblico ao Big Bang, vários povos criaram sua cosmogonia, ou seja, a explicação sobre a origem do Universo. Os poetas da Antiguidade contavam em suas narrativas os mitos sobre a criação do mundo, e todos concordam que no princípio havia o Caos, uma matéria que existia sob forma indefinível. Depois, organizado com as divindades primordiais, O Caos passou a Cosmos.

Alguns contaram que Gaia, a Terra, surgiu do Caos e criou Urano, o Céu, para preencher o espaço vazio sobre ela. Caos também era capaz de fecundar, então gerou Nix e Érebo. Nix, a Noite, representava a escuridão acima da Terra. A escuridão profunda do momento da criação era o Érebo. Como a Terra estava coberta pela obscuridade que a cobria, Nix e Érebo se uniram e finalmente houve a Luz que “clareou” o Universo. Seus filhos foram Éter, representando a luz atmosférica, e Hemera, a luz do dia. Na Bíblia Cristã, é o que mostram os trechos “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”; “E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite”.

(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


Imagem: GAIA.


2 comentários:

sotturno disse...

Olá Solange, tudo bem? me chamo Emerson Facão, sou estudante de Filosofia e grego. gostei muito do seu blog, parabéns!!! vc estuda História antiga? tens msn? bj,
Emerson.

Anônimo disse...

QUAIS AS PROVAS DE QUE YHWH NÃO CREOU O UNIVERSO?

1- Até o Rei Josias de Judá, 640 a 609 a.C. YHWH era apenas um Deus tribal que tinha Asherah como esposa, depois YHWH virou o Deus Baal, que virou Javé...
2- No épico da “Criação do Enuma Elish”, a Deusa Tiamat SEPARAROU OS CÉUS DA “TERRA SECA”; mas para reforçar os “poderes” do Deus hebraico a antiqüíssima lenda MATRIARCAL da Deusa Tiamat foi transformada na bravata PATRIARCAL da creação divina (Gênesis 1:1), onde “NO INICIO”, o DEUS YHWH “CREOU O CÉU E A TERRA”, a partir do NADA.

3- A versão hebraica da criação divina do Universo foi copiada de lendas anteriores como a de Tiamat, que seria o OCEANO PRIMORDIAL, e a antiqüíssima “Mãe da Vida”, que gerou todos os Universos.

4-Segundo Ellen Van Wolde, da Universidade de Radboud, na Holanda, o verbo “BARÁ” que aparece nas versões primordiais sobre a creação do mundo apartir do NADA, não significa CREAR o Universo apartir do NADA, mas sim, “DIVIDIR”. Pois os escritores da Bíblia escrita não tinham a intenção de afirmar que YHWH creou o Universo do NADA, mas sim, que YHWH DIVIDIU os Céus da terra seca...
5-O “INÍCIO” da Bíblia não é o início dos tempos, e sim o início de uma narração onde se usou lendas de outras culturas para produzir a bravata hebraica da creação divina a partir do NADA.
6-Já que a palavra "ETERNIDADE" significa um tempo sem PRINCÍPIO e sem FIM, como alguém pode ter “creado” todos os Universos des da eternidade, visto que para crear algo é necessário algum “CREADOR”, um COMEÇO, um FIM, um período e alguma DATA?

7- Como na versão hebraica NO PRINCIPIO da criaçãao YHWH dispunha tanto da Matéria como de toda a ENERGIA existente, pois NO PRINCÍPIO O CAOS JÀ EXISTIA, Ele não teria CREADO todo o Universo do NADA, mas sim, DIVIDIDO o caos em Céus e terra seca...

Lisandro Hubris