sábado, junho 20, 2009

O herói Perseu


O rei Acrísio era pai de uma linda filha, mas desejava um menino, por isso consultou o Oráculo sobre um herdeiro. Soube então que teria um neto que o mataria. Temendo a profecia, o rei trancou a filha Dânae em uma torre. Lá mesmo a princesa recebeu a visita de Zeus, metamorfoseado em chuva de ouro. Dessa união nasceu Perseu, que se tornaria o herói famoso por matar a Medusa.

Acrísio mandou fazer uma arca e lançou Dânae e o filho ao mar. Zeus enviou ventos favoráveis, que levaram mãe e filho pelo mar até uma praia segura, onde os dois foram encontrados pelo pescador Dictis. Polidectes, o tirano irmão do pescador, apaixonou-se por Dânae e, um dia, querendo afastar Perseu da mãe, obrigou o jovem a trazer a cabeça da Medusa.

Medusa, uma das três irmãs Górgonas, era uma criatura monstruosa com cabelos de serpentes. Não era fácil matá-la, pois bastava um olhar para que petrificasse alguém. Medusa outrora teria sido uma bela mulher, mas ousou se comparar em beleza com Atena. Irritada com a pretensão, a deusa transformou os lindos cabelos da jovem em serpentes, e deu aos seus olhos o poder de transformar em pedra.

(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.



Nenhum comentário: