domingo, janeiro 25, 2009

João Pessoa - 2009

João Pessoa foi fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade de Nossa Senhora das Neves, a santa do dia em que foi firmada a aliança com os Tabajara.
A cidade nasceu nas margens do rio Sanhauá, de onde sobem as ladeiras em direção ao Centro.



Os bairros do Centro possuem a maior parte das áreas de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio, dentre elas, o Centro Histórico.



A cidade está localizada na porção mais oriental das Américas e do Brasil, por isso um dos locais mais visitados é a Ponta do Seixas, considerado esse ponto extremo e onde o sol nasce primeiro.


A uns 10 km do centro está a praia do Jacaré (que não é praia), muito procurada por contempladores do pôr-do-Sol. Lá existem vários bares voltados para o poente, com mirantes e Bolero de Ravel ao vivo, tocado principalmente por Jurandir do Sax (segunda foto abaixo).

O Forte de Santa Catarina fica a uns 18 km de João Pessoa e representa as lutas contra invasores holandeses na época do Brasil Colônia.


Igreja de São Francisco, erguida pelos frades franciscanos:


A Igreja de Nossa Senhora da Guia foi fundada pelos Carmelitas, religiosos que chegaram à Paraíba em 1591. O seu estilo é barroco tropical, fica à margem esquerda do rio Paraíba, em Lucena. A igreja apresenta em sua fachada desenhos extravagantes, como as figuras popularmente conhecidas como “Anjos deformados”.

Há também frutos tropicais, coroas, cetros, armas do Império, etc.


Praias cristalinas, quentes e tranquilas são sempre o melhor convite da cidade. Há praias de areia branca, há praias com falésias, coqueiros, maceiós, entre outras formações geográficas. A seguir, Tambáu (primeira foto) e Formosa:



Mais fotos minhas de João Pessoa aqui.

2 comentários:

Ricardo Mainieri disse...

Andei em 2006 por Jampa.
Belas lembranças de lá, da cidade e do povo que me acolheu.
Parece que foram boas as férias, Solange.

Beijão.

Ricardo Mainieri

Anônimo disse...

Que beleza de lugar e de férias hem Sol!
Vc merece!
Bjs