sexta-feira, dezembro 19, 2008

Afrodite, deusa do amor e da beleza


Na Ilíada, Homero traz Afrodite como filha de Zeus e Dione. A versão mais popular do seu nascimento diz que quando Crono castrou Urano, os testículos caíram no mar e a partir do sêmen jorrado se formou a espuma da qual surgiu Afrodite. Assim que nasceu, foi levada pelo vento Zéfiro para Chipre, onde foi ornamentada pelas Horas e depois conduzida ao Monte Olimpo.

Os mitos mais importantes apontam Afrodite para a Ásia, como o amante Adônis e os filhos Enéias, Hermafrodito e Priapo. A deusa venceu o concurso que resultou na Guerra de Tróia , o que também a leva para a Ásia. Éris, a Discórdia, não convidada para as núpcias de Peleu e Tétis, lançou entre Hera, Afrodite e Atena uma maçã de ouro com os dizeres “para a mais bela”. Zeus designou como árbitro da disputa o filho do rei de Tróia. As deusas ofereceram a Páris seus presentes: Atena daria a sabedoria; Hera, o poder sobre o Universo. Afrodite venceu ao prometer o amor da mais bela mulher. Como recompensa pelo título de a mais bela das deusas, Afrodite auxiliou Paris na viagem a Esparta e no rapto de Helena.

O grande casamento grego da deusa foi com Hefestos, o deus ferreiro. Na ausência dele, Ares partilhava o leito de Afrodite, que deixava à porta dos aposentos o jovem Aléctrion, atento à aproximação do Sol . Um dia, o vigia dormiu e os amantes foram denunciados. O marido traído preparou uma rede mágica, prendeu o casal e chamou os deuses como testemunhas do adultério. Afrodite fugiu para Chipre e Ares para a Trácia. Desse amor nasceram Fobos (o medo), Deimos (o terror) e Harmonia. Aléctrion foi metamorfoseado em galo (alektryón é galo em grego) e obrigado a cantar antes do nascimento do Sol.

(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

Imagem: Afrodite e Adônis, Waterhouse, 1899.

2 comentários:

Usuale disse...

Muito bom o texto, para quem tem interesse sobre mitologias tem um site legal na net que tráz resultados relevantes a esses assuntos aí vai: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=mitologia+

Leo Durval disse...

Bela são as divindaes femininas que fertilizam a terra com suas histórias e seus argumentos