domingo, novembro 23, 2008

Zeus e Ganimedes


Zeus governava o mundo dos deuses e dos homens do alto do Monte Olimpo. Além da esposa legítima Hera, o deus teve vários relacionamentos amorosos com deusas e mortais, com as quais teve uma numerosa descendência. Entre os filhos mais famosos, teve Dioniso com Sêmele; engoliu Métis quando grávida e extraiu a filha Atena da própria cabeça; com Leto teve Apolo e Ártemis; com Deméter teve Perséfone. Da esposa Hera nasceram Ares e Hefestos.

Em muitas de suas aventuras, Zeus se metamorfoseou como artifício de sedução e também para escapar aos olhos da ciumenta Hera. Entre alguns exemplos, se tornou touro para Europa e cisne para Leda, mãe dos mortais Castor e Clitemnestra, filhos do marido Tíndaro; e de Helena e Pólux, filhos de Zeus. Mostrou-se a Dânae como chuva de ouro e com ela teve o herói Perseu.

Mas Zeus não perdeu a cabeça somente pelas mulheres. O mais belo dos mortais, Ganimedes, da casa real de Tróia, também foi amado pelo deus. O jovem, que mal havia passado da puberdade, pastoreava rebanhos no Monte Ida quando Zeus o raptou e o levou para o Olimpo. Uma versão do mito conta que a águia de Zeus foi responsável pela missão. No Olimpo, Ganimedes se tornou o copeiro dos deuses, encarregado de servir o néctar durante os felizes encontros entre os imortais. Para compensar o pai do jovem, Zeus mandou-lhe cavalos divinos de presente, além de assegurar que Ganimedes se tornara imortal.


(...)

Solange Firmino


Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

Imagem: Escultura neoclássica, Zeus e Ganimedes.


3 comentários:

Filosofar é preciso!!!!! disse...

oi, adorei o seu blog. Se puder visit o meu:
filosofar-e-preciso.blogspot.com

Abraço

Maranganha disse...

Linkei seu blog no meu, se quiser fazer o mesmo, fique à vontade!

Sim, quanto ao texto, sempre desconfiei de Zeus. Ele era comilão, mas sempre desconfiei de que ele fosse também Tutti-Fruti.

gideao disse...

oi, gostei muito do do seu blog.essa parte da historia não conhecia..posso sugerir que poste sobre o zodiaco?tenho muita curiosidade sobre isto.!!abraço