segunda-feira, abril 16, 2007

Narciso e sua imagem

Na mitologia, os oceanos e os rios eram elementos personificados que tiveram muitos filhos. O rio Céfiso e a ninfa Liríope tiveram Narciso como filho. Como as ninfas também são divindades ligadas à água, Narciso teria atração pela água por causa do pai e da mãe. E na água ele teve seu destino realizado.

Narciso era lindo e desejado pelas ninfas e jovens da Grécia, inclusive pelas deusas. Preocupada com as conseqüências de tanto assédio, sua mãe consultou o oráculo Tirésias, que disse que Narciso viveria muitos anos, desde que não se visse.
(...)

Solange Firmino

Texto integral na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.

Imagem: Eco e Narciso. John William Waterhouse, 1903.


2 comentários:

Anônimo disse...

Sol, tens razão no Narciso que vive em nós hoje. E o mito nos revela ainda o valor que damos as aparências das coisas, daquelas que nos interessam. Na mídia isso se torna exacerbado.
Narciso está mais vivo do que nunca. Aqui na telinha estão, nem se fale! Desde que Bill inventou este negócio, Nêmesis já nos condenou. O castigo, que cada um aguente o seu. O meu acabou de chegar, veja lá no Ver@cidade. rss

Anônimo disse...

Sempre fomos um pouco Narcisos, mas, ultimamente, estamos exagerando...estamos vivendo em função da "beleza"...anorexos, desconstruidos, bonecos de plástico...adorei seus textos sobre mitologia, Solange...e o texto sobre os textos..."u má..."...bjaum