Em grego, a palavra ‘Thémis' tem origem no verbo ‘tithénai', “estabelecer como norma”, por isso Têmis representa o que é estabelecido como a regra, a Lei divina, a Justiça, por oposição à Lei humana. Têmis foi considerada a deusa da Justiça emanada dos deuses e das Leis eternas e aparecia como segunda esposa de Zeus, após Métis.
Têmis foi mãe das Horas: Irene (Paz), Eunômia (Disciplina) e Dike (Justiça), que eram consideradas guardiãs do ciclo natural de crescimento da vegetação e do clima, chamadas também de Estações. Representavam a ordem natural e cíclica: primeiro o inverno, depois a primavera; primeiro o dia, depois a noite; uma hora depois a outra... Eram divindades da natureza e ainda asseguravam o equilíbrio da vida em sociedade. A lei da ordem natural é uma extensão dos atributos da Justiça emanada da mãe Têmis.
(...)
Solange Firmino
Leia o texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.Imagem: Têmis e Egeu.
Um comentário:
Adorei o post...traz realmente informação sobre a mitologia e cultura para aqueles q não tem muito conhecimento do assunto...vou te seguir tah!se puder fazer o mesmo ou ao menos visitar o blog ...desde já agradeço
Postar um comentário