A cidade nasceu nas margens do rio Sanhauá, de onde sobem as ladeiras em direção ao Centro.
Os bairros do Centro possuem a maior parte das áreas de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio, dentre elas, o Centro Histórico.
A cidade está localizada na porção mais oriental das Américas e do Brasil, por isso um dos locais mais visitados é a Ponta do Seixas, considerado esse ponto extremo e onde o sol nasce primeiro.
A uns 10 km do centro está a praia do Jacaré (que não é praia), muito procurada por contempladores do pôr-do-Sol. Lá existem vários bares voltados para o poente, com mirantes e Bolero de Ravel ao vivo, tocado principalmente por Jurandir do Sax (segunda foto abaixo).
O Forte de Santa Catarina fica a uns 18 km de João Pessoa e representa as lutas contra invasores holandeses na época do Brasil Colônia.
A igreja apresenta em sua fachada desenhos extravagantes, como as figuras popularmente conhecidas como “Anjos deformados”.
Praias cristalinas, quentes e tranquilas são sempre o melhor convite da cidade. Há praias de areia branca, há praias com falésias, coqueiros, maceiós, entre outras formações geográficas. A seguir, Tambáu (primeira foto) e Formosa:
Mais fotos minhas de João Pessoa aqui.