terça-feira, março 20, 2007

Um deus da mitologia no teatro


Os deuses cultuados na Grécia antiga tinham vontades e personalidades como as humanas, e muitas das suas características eram ligadas aos elementos da natureza. Um deus especial era Dioniso, cultuado como deus do vinho, da fertilidade e do Teatro.

Não sabemos muito sobre a origem do teatro, mas muito do que já se especulou sobre o assunto levou a acreditar que os elementos que fazem parte da sua história começaram a aparecer nos festivais em honra ao deus Dioniso.

Os antigos gregos faziam em homenagem a Dioniso algo parecido com as procissões que relembram a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Rituais e festas eram realizados contando a história de dor e alegria de Dioniso, como o nascimento conturbado, a destruição pelos titãs e o renascimento.

O culto a Dioniso estava relacionado aos ciclos da natureza e realizado na época da colheita da uva, para agradecer a abundância da vegetação. Abundantes também eram nessas festas o vinho, o canto e a dança. Faziam parte das homenagens frenéticas ao deus os participantes vestidos e mascarados de bode, ninfas e sátiros, relembrando quando Dioniso menino corria pelos bosques acompanhado das ninfas, arrastando seres fabulosos como sátiros, centauros e mênades, entre outros.

(...)

Solange Firmino

Texto integral na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


* Fotografia: ruínas do Teatro de Dioniso em Atenas, tirada por mim.


terça-feira, março 06, 2007

As viagens são o que somos




Meu texto ficou em terceiro lugar no CONCURSO Relatos de Viagem.

Praia ou montanha. Europa ou América. Aprender uma nova língua, visitar parentes, passar férias ou lua-de-mel. As opções são muitas. Algumas vezes nosso desejo de viajar para um lugar depende dos sonhos ou de uma propaganda interessante. Mas pessoas são diferentes e os atrativos procuram agradar a gregos e troianos. Eu fico com os gregos.

Não é preciso muita propaganda para falar da Grécia. Se eu nunca tivesse lido um guia sobre a Grécia, iria do mesmo jeito. Lia sobre roteiros, museus e hotéis para escolher meu tipo de viagem. Daí o título do texto, modificado de uma frase de Fernando Pessoa: “As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos”.

(...)

Confiram:

http://www.sandrasantos.com/blog.htm

Em Blocos online (o relato sem fotos) : Textos premiados


Outros relatos dessa viagem nos links:


Viagem à Grécia parte I
Viagem à Grécia parte II
Mosteiros de Meteora

Outra viagem:

Toronto e Cataratas do Niágara

domingo, março 04, 2007

A mulher guerreira

Os homens costumam dizer que não entendem as mulheres. Provavelmente os homens, e até as mulheres, que não conhecem as deusas da mitologia não entendem mesmo. Há muitos estudos que pretendem conhecer a alma feminina, e muitos deles oferecem características arquetípicas das deusas como fontes dos padrões emocionais dos sentimentos, pensamentos e comportamentos femininos.

Um desses arquétipos é o da guerreira ou heroína, que possui características de bravura e coragem, tão necessárias à sobrevivência no mundo masculino e patriarcal. Atena é a deusa que nasceu guerreira, quando saltou adulta e armada da cabeça de Zeus. Repetindo o comportamento do avô Urano e do pai Crono, que engoliam seus filhos temendo a perda do trono, Zeus engoliu Métis quando estava grávida dele. Depois, com muita dor, Zeus pediu que Hefesto lhe abrisse a cabeça, donde saltou Atena.

Por ter saído da cabeça do deus, o maior poder de Atena era o mental. É o máximo de exemplo da mulher inteligente, de mente lógica e governada pela razão. A deusa da sabedoria era também protetora das artes e trabalhos manuais, um dos motivos pelos quais foi desafiada pela tecelã Aracne, que dizia ser mais perfeita que a deusa. Atena entrou disfarçada em um concurso com Aracne, que mostrou um trabalho impecável ilustrando os amores da Zeus. A deusa ficou brava e o destruiu, induzindo Aracne a se enforcar. Depois a deixou viver como aranha, condenada a tecer para sempre.



(...)



Leia o texto integral na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.



Foto: Eu em frente ao Parthenon, templo dedicado à deusa Atena, na cidade de Atenas, Grécia.